quarta-feira, 1 de julho de 2009

ACELERAÇÃO (PARTE I)

Quando se fala em aceleração logo se pensa no velho ditado do cinema, “...PÉ NA TÁBUA!!!...” , se pensa em alta velocidade , em andar mais depressa para que um veículo (carro , moto , etc) possa ir mais rápido , mais rápido aonde se tem que chegar , se pensa em rapidez , rapidez , rapidez.
Mas afinal de contas , o que é acelerar? Será que se resume apenas ao “pisar na tábua”? Vamos à velha...física.
Bem, segundo a física a aceleração é a variação de velocidade em relação ao tempo (é a derivada primeira da velocidade ou a derivada segunda da posição)... explicou? Não?!
O que a física diz é que a velocidade deve variar, deve mudar ao longo de um certo período de tempo para que haja aceleração , trocando em miúdos, à medida que o tempo passa , ela, a velocidade , deve ter valores diferentes , subindo ou descendo , para que a aceleração ocorra.
Mas aí surge outra questão relacionada a isso.
O que é a velocidade?
Novamente voltando à física, é a variação da posição em relação ao tempo.
Ou seja, para que haja velocidade precisa haver movimento, precisa-se sair do lugar onde se está para ir a um outro lugar, por que ficando parado no mesmo lugar, a posição é a mesma , e logo não há velocidade , e se não há velocidade , também não há aceleração.
Então, para que haja aceleração precisamos ter velocidade , ou seja , É NECESSÁRIO!!!, sair do lugar onde estamos para irmos a outro lugar, é necessário mudar de posição.
Bom, explicações científicas à parte, A questão é que esse é um tempo de aceleração .
Então, podemos até nos movimentar e ter uma velocidade, mas não possuirmos aceleração se essa velocidade não variar, se a nossa velocidade não for cada vez maior.
A verdade é que podemos estar fazendo coisas, mas esse é um tempo em que não basta apenas fazer coisas e estar se movendo (ou em um mover) , é necessário nos movermos cada vez mais rápido (Pv4:18).
Não me refiro a qualquer tipo de ativismo , atividade por atividade , o fazer por fazer, o fazer para mostrar que se fez algo , mas é fazer , discernindo o que se está fazendo, entendendo o que se tem que fazer , discernindo o que O Espírito Santo está requerendo que façamos ,individual e coletivamente , tempo de entender o como Ele quer que façamos o que tem para ser feito de maneira a agradar aO Pai, experimentando a vontade de Deus (Rm12:2).
Assim entendo que esse é um tempo que não só não podemos ficar parados, mas é um tempo em que temos que fazer variar a nossa maneira de agir (Rm12:2) fazendo as coisas cada vez mais rápido, porque entendo que ficar parado (ou agir sempre de uma mesma velha maneira) está relacionado com a mornidão que Jesus repreendeu na IGREJA de Laodicéia (Ap3:16).