segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE!SERÁ MESMO?!(PARTE1)

Já diz o velho ditado: Santo de casa não faz milagre.
Mas será que não faz mesmo?!
Parando para pensar sobre esse famoso ditado, provérbio , ou sei lá como queira chamar, me chamou atenção porque algo bastante parecido aconteceu com Jesus Cristo, e não sei se na verdade o que aconteceu com Ele, tenha sido o que deu origem a esse ditado.
Mas...,Será que o santo de casa não faz absolutamente nenhum milagre?
O que é igualmente intrigante é: Porque esse tipo de santo (o de casa) não faz milagre?
Será que o que aconteceu com Jesus pode responder a essa pergunta?!
Em um determinado episódio do evangelho, Jesus retorna a Nazaré, cidade onde Ele foi criado. Ali faz alguns milagres, mas o interessante é que o escritor do evangelho faz questão de registrar que Jesus não operou muitos milagres ali, ou seja, Ele poderia ter feito mais milagres. Entretanto , Jesus também esclarece o motivo pelo qual Ele não havia feito muitos milagres, e que pode ser resumido em uma palavra: incredulidade (...por causa da incredulidade deles...).
Jesus ensina um princípio:
“...não há profeta sem honra senão na sua terra e na sua casa”. Isso está escrito em Mt13:57,58.
Será que a incredulidade é algo realmente tão sério?! Será que se não fosse algo relevante Jesus destacaria a incredulidade daquelas pessoas de Nazaré?!
Nós, os brasileiros, falamos muito de fé, mas quando o assunto é fé , incredulidade e fé são coisas que absolutamente não se combinam, um anula o outro.
A fé neutraliza a incredulidade e vice-versa .
Seria como se a fé tivesse um valor positivo, e a incredulidade tivesse exatamente, o mesmo valor, só que negativo.
Devemos tomar muito cuidado com a incredulidade, que muitas vezes (ou quase sempre na verdade) chega sutilmente. Às vezes pode ser comparada a uma semente bem pequenina, que muitas vezes encontra dentro de nós as condições ideais para que possa crescer, e se não percebemos a tempo, ela pode se tornar até mesmo maior do que nós mesmos, e então passa a nos dominar, e vai aprofundando cada vez mais as suas raízes dentro de nós e se volta contra nós mesmos a tal ponto de não acreditarmos mais nem em nós mesmos!!!
Ações de incredulidade em nosso dia-a-dia, são o fruto de mentes dominadas por ela.
Ela bloqueia de alguma forma a capacidade do homem de pensar e avaliar suas atitudes céticas ,muitas vezes preconceituosas e padronizadamente engessadas , por paradigmas e sofismas predominantes.
Jesus Cristo, em seus ensinamentos ou em algum lugar nas escrituras N U N C A exaltou a incredulidade, muito pelo contrário , apontou-a como a causa de milagres não realizados ,como nesse episódio de sua ida à Nazaré, e para citar mais um exemplo de reprovação da incredulidade, dentre muitos outros, Jesus reprova a incredulidade de seus apóstolos por não darem crédito aos que O tinham visto já ressuscitado (Mc16:14).
Lembro-me de uma canção dizia que devemos ter fé cega e pé atrás, mas na verdade devemos ter o pé atrás é com a incredulidade , porque a fé, é sem contra-indicações, já a incredulidade, essa sim pode nos deixar de pés e mãos para trás, e o que é muito pior, pode nos deixar para trás!!!